quinta-feira, 10 de setembro de 2009

[...]
O amor é, portanto, na sua origem, liberação e aventura. Por definição, anti-burguês. O próprio da vida burguesa não é o amor, é o casamento, que é o amor institucionalizado, disciplinado, integrado na sociedade. O casamento é um contrato: duas pessoas se conhecem, se gostam, se sentem atraídas uma pela outra e decidem viver juntas. Isso poderia ser uma coisa simples, mas não é, pois há que se inserir na ordem social, definir direitos e deveres perante os homens e até perante Deus. Carimbado e abençoado, o novo casal inicia sua vida entre beijos e sorrisos. E risos e risinhos dos maledicentes. Por maior que tenha sido a paixão inicial, o impulso que os levou à pretoria ou ao altar (ou a ambos), a simples assinatura do contrato já muda tudo. Com o casamento o amor sai do marginalismo, da atmosfera romântica que o envolvia, para entrar nos trilhos da institucionalidade. Torna-se grave. Agora é construir um lar, gerar filhos, criá-los, educá-los até que, adultos, abandonem a casa para fazer sua própria vida. Ou seja: se corre tudo bem, corre tudo mal. Mas, não radicalizemos: há exceções — e dessas exceções vive a nossa irrenunciável esperança.
(Ferreira Gular)

 

3 comentários:

  1. Cara Amanda.
    Desassossego... lembrei que o prof de Literatura Portuguesa nos obrigado a ler um livro com esse título. Pois bem, resistimos e sou-lhe imensamente grato pois pude enfim conhecer (quanta pretensao) Fernando Pessoa.
    Gostei do blog, parabéns, serei mais um seguidor e o adicionarei ao meu próprio ( minhascolinas.blogspot.com )como blogs que acompanho.
    Por hoje.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Antonio!
    Que bom ter gostado do blog,somar mais um "Desassossegado" me deixa bastante feliz!
    Volte sempre!
    Abraços,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito na exceção. E não é só esperança, é certeza!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Comentários: