quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Mais um dia?

Na correria dos dias esquecemos de prestar atenção aos pequenos momentos que passamos, bobos que sejam, mas que fazem parte daquelas 15 horas em que você está lá, no tumulto, no mundo e nem se dá conta.
Como sempre corri para pegar a barca das 12h: descabelada do capacete fedido do mototáxi, com a mochila pesada que só, uma fome de leão e sem ar - pra variar. Nada que já não estivesse  acostumada e que acalmaria nos próximos 15 minutos de relaxamento até que nova correria tomasse conta dessa humilde serva do mundo capitalista. Mas eu precisava de um café. Forte. 
Ao solicitar açúcar mascavo notei um senhor me olhando, puxou conversa, sorriu com minha resposta e ponto, eu não queria falar, naquele momento éramos eu e meu copinho de "pra viagem", desses de isopor. Sentei e olhei para o lado de fora...o dia estava lindo, lindo! Como pude não perceber quão linda é a travessia pela baía? Por onde meus olhos andavam? Com o que estavam preocupados que nunca durante esse ano todinho, nunca prestaram atenção ao espetáculo gratuito que ali se apresentava? Em meio a esses pensamentos senti alguém me olhando e fiquei incomodada, era o tal senhor do açúcar mascavo, mas nem isso desviou "a sério" o meu olhar. Eu estava encantada... 
Levantei-me e reclinei o pescoço para sentir o vento no rosto, novamente o senhor mascavo me olhava. Foi então que tive um entendimento maior do que supunha, esse homem me olhava surpreso, talvez por ter entendido todo o ritual daqueles quinze minutos: a descoberta que apesar das quatorze horas que corro de um lado para o outro tentando garantir o pão de cada dia e dois oito coletivos que enfrento por vezes em pé eu tenho visão para o dia, tato para o vento, paladar para o café, audição para os barcos que passam, olfato para o cheirinho do bebê. Enfim, descobri que posso ter um dia melhor.

*Texto sem revisão ortográfica visto o andamento da hora, mas precisava postar. rs.

3 comentários:

  1. E vivemos assim mesmo:se soubermos e pudermos parar alguns minutos,a vida estará presente em qualquer lugar.
    E a natureza,esta bênção gratuita,nos recompensará com sua beleza.Posto e posto imagens do Rio de Janeiro no face.É uma LINDA cidade e que,para completar seus encantos,recebe,culturalmente,tantas e tantas atrações.Fost Á exposição dos Impressionistas???????????
    Pois é:só no Rio.Lindo teu texto e lindo teu momento.Desejo que possas repeti-lo!!!!!ABRAÇO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rô,
    Ainda não fui não...estou tentando arrumar um horário!
    Beijo

    ResponderExcluir

Comentários: